Consumidores conscientes, que têm cuidados com o desperdício, a origem dos produtos que compram, o planejamento de compras de alimentos, entre outros, têm um papel importante no caminho para um desenvolvimento sustentável. Afinal, cada vez mais as empresas estão atentas aos seus comportamentos. Isso faz com as organizações busquem compromissos socioambientais para atender à pressão, o que, por sua vez, contribui para uma economia mais inclusiva, verde e responsável. Para que as empresas saibam o que essas pessoas esperam de seus negócios é preciso conhecer, em primeiro lugar, o que é um consumidor consciente.
consumidor consciente é aquele que adere a pelo menos 11 de uma lista de 13 comportamentos sustentáveis. Alguns exemplos são:
- desligar aparelhos eletrônicos ou fechar a torneira quando não há consumo;
- planejar compra de roupas e alimentos;
- ler os rótulos dos produtos;
- separar o lixo reciclável e
- passar as informações sobre empresas e produtos.
“Sustentabilidade como conceito é muito difícil de comunicar. Mas não podemos esquecer que ela é o objetivo e que as ações para se chegar a esse objetivo se dão nas práticas de responsabilidade social, que a maioria diz se envolver”, justificou Helio Mattar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário