Um lugar simples para falar de assuntos apaixonantes

21/01/2011

Malhação + saúde ambiental

Você sabia que um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa - desde banho, comida e consumo - por até 40 anos? Foi pensando nas consequências desse impacto ambiental decorrente do descarte indevido do resíduo no ambiente que a academia Alternativa, de Porto Alegre,com sedes localizadas no bairro Santana e Cidade Baixa, implantou um novo ponto de recolhimento de óleo de cozinha em suas sedes.

De acordo com Ricardo Paranhos, empresário e diretor da Alternativa, a ideia visa conscientizar as pessoas e incentivar o descarte adequado do resíduo.  Paranhos, proprietário da rede Alternativa, conta que o material é recolhido por uma empresa terceirizada de 10 em 10 dias e é destinado, principalmente, à fabricação de biodiesel.

O óleo de cozinha usado é menos denso que a água, e não se dilui ao entrar em contato com a mesma. Além disso, é muito ácido. Ao ser colocado nas redes coletoras de esgoto, provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem. Nos arroios e nos rios, dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando danos aos animais, pois forma uma camada e não permite a entrada de luz. Cada litro de óleo contamina até 20 mil litros de água.
Pra quem mora em POA e quiser contribuir com o meio ambiente, acesse o site da academia para achar a unidade mais próxima da sua casa. www.academiaalternativa.com.br http://www.academiaalternativa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário