Um lugar simples para falar de assuntos apaixonantes

21/02/2011

Móveis de pallets

Uma ideia de móveis temporários para uma nova sede de uma empresas de publicidade, Brandbase , resultou em um projeto cheio de seguidores em diversas mídias sociais.

A estrutura dos pallets foi projetada de tal forma que para além de ser apenas um local de trabalho, os elemntos convidam para estar em pé, sentados ou deitados nas estruturas. Este conceito de escritório aberto foi criado para oferecer uma atmostera criativa e mais informal.

Oito estações de trabalho se perfiliam ao longo da sala.

A escada fica sobre a mesa de reuniões e leva ao andar superior, onde mais pallets forma mesas e sofás.





O uso de pallets como móveis já está bastante difundido e gera uma grande potencialidade da reciclagem.

Será que a minha arquiteta pensa em algo assim para minha casinha? hehehe

17/02/2011

Caixa eletrônico sustentável está cada vez mais Perto

Sabe as máquinas de banco 24 horas que, obviamente, ficam ligadas o tempo todo? Como poderiam fazer pra ela gastar menos energia? Usando o sol, é a resposta da empresa que as desenvolve.
A empresa, Perto S.A., já está colocando essas máquinas na Índia. Com o codinome “ATM” o equipamento vem com um painel acionado por energia solar que pode ser instalado em ambientes internos e externos. Segundo a empresa, a economia de energia chega a 50%.
Os terminais estão indo bem na Índia, por conta do país ter muitos dias de sol e várias ocorrências de falta de energia. Por isso a Perto quer trazer esse modelo pra cá, nas regiões mais ensolaradas, como norte e nordeste.

Mas do jeito que o verão está (cidades do Sul e Sudeste já chegaram a sensação térmica perto dos 40º), não é difícil o caixa-ecológico chegar ao país todo.

15/02/2011

Tênis que viram árvores

Um dos seus lançamentos, e produto vencedor do Amsterdam’s Green Fashion Awards, é a linha “Virgin Collection”, a primeira de tênis biodegradáveis já lançada no mercado. E tem mais: quando decomposto, das sementes que são embaladas junto ao forro do sneaker, surgirá uma árvore.


12/02/2011

Torneira limitadora

O legal hoje em dia é que a criançada aprende desde muito cedo a importância de cuidar do planeta, não desperdiçar água e por aí vai. Uma coisa que meus filhos não deixam passar por exemplo, é a torneira aberta: "Tá fazendo a barba, mas porque deixou a água ligada?!" Banheiros de shoppings, bares, aeroportos, etc, há muito usam aquelas torneiras com limitação de tempo, mas porque não criar uma cheia de estilo. E cheia de água também! Mais precisamente 1 litro! Este é o conceito da incrível "1limit", que como o nome diz, ao ser aberta usa apenas 1 litro de água para que se lave as mãos. Imagine: uma torneira comum esgota cerca de seis litros do precioso líquido em cerca de 30 segundos. Sem falar claro, do visual absolutamente sensacional com o tubo de vidro mistura ao metal. O design é de Yonggu Do, Dohyung Kim & Sewon Oh e espero que um produto tão legal saia logo da categoria "conceito".


10/02/2011

Vá às compras e salve o mundo

Finalmente, um discurso sustentável vem absolver nosso pecado favorito: o consumismo. Entenda aqui como é possível se esbaldar nas lojas sem poluir o ambiente.
Uma dupla de pesquisadores tem trabalhado com fervor nessa, digamos, missão impossível da sustentabilidade. William McDonaugh, designer americano, e Michael Braungart, químico alemão, lançaram a nova proposta num livro chamado Cradle to Cradle - Remaking the Way We Make Things ("Do Berço ao Berço: Repensando a Maneira Como Fazemos as Coisas").
Sua teoria defende que nossos produtos de consumo sejam fabricados imitando as leis da natureza, reaproveitando todos os elementos, num ciclo de vida infinito. As empresas seriam sediadas em prédios que, assim como as árvores, produzem mais energia do que consomem (já existe uma construção assim nos EUA, que é mantida com placas de energia solar). Os dejetos seriam tão saudáveis quanto a água potável. E o mais importante: os produtos seriam feitos já pensando em como seriam reciclados e reabsorvidos pela natureza - como uma maçã que cai da árvore é reaproveitada pelo solo ao redor.

À MODA ANTIGA
É assim que se reaproveitam os materiais na reciclagem tradicional. Mas, mesmo quando a garrafa pet vira brinquedo, seu destino continua sendo o lixo.



Colocando em ordem prática, isso não é exatamente difícil de fazer. Os autores testaram a lógica em seu próprio livro, que foi impresso em folhas de plástico com tinta não poluente que, ao serem folheadas, fazem um som de cartas de baralho. A publicação pode se transformar em outra desde que suas páginas sejam aquecidas e limpas de uma maneira específica. É um livro se transformando em outro - em uso interminável como a natureza.
Mas a verdade é que isso pode ser feito com quase tudo: boa parte do que consumimos hoje em dia, de embalagens a eletrônicos, tem insumos suficientes para gerar novos produtos iguais aos anteriores, sem perda de qualidade. Basta que se aprendam os processos necessários para extrair, purificar e reutilizar esses insumos.

09/02/2011

A primeira parada para quem quer ajudar o planeta!

H2OH! em parceria com os supermercados EXTRA, instalou as Estações de Reciclagem nas lojas da rede espalhadas pelo Brasil. É só separar os materiais recicláveis e levar até o endereço
mais próximo da sua casa. Assim, fica fácil ajudar o meio ambiente.

07/02/2011

Se o Gervásio consegue, tu também conseguirás



Propaganda, em Portugal, sobre separação do lixo para reciclagem :)

Meu cerrado

O jogo Meu Cerrado foi idealizado criado pela Clarim Comunicação para o Complexo Vale do CerradoÉ bem simples, você joga e conforme vai acontecendo o jogo, a empresa vai plantando no mundo real as árvores, uma idéia bem bacana. Confiram abaixo a imagem do site e vídeo sobre a campanha.

06/02/2011

Espírito do tempo - ZEITGEIST

É bem pra pensar aonde estamos e pra onde queremos ir...



Compensa assistir aos outros também...tem o I e o II já!
Estamos na terceira visão ;)

As 10 ideias sustentáveis mais inovadoras


1 – Hotel oferece refeições de graça para quem estiver disposto a gerar eletricidade
O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade – aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.


2 – Bar capta energia produzida pela dança de seus frequentadores
Uma casa de diversão adulta encontrou uma maneira de atrair mais frequentadores, espantando a crise econômica, e ainda ajudar a frear as mudanças climáticas globais. Quem chega de bicicleta, ganha desconto. Segundo Thomas Goetz, dono do bordel “Maison D’envie”, a recessão atingiu em cheio os negócios. Consumidores que foram ao bordel pedalando, ou que provarem ter utilizado um meio de transporte público, recebem 5 euros de desconto sobre os tabelados 70 euros (mais de 150 reais) para 45 minutos.

3 – Bordel oferece desconto aos clientes que forem de bicicleta


4 – Empresa cria impressora que não usa tinta nem papel
O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que adoram passar um tempão tomando uma ducha relaxante (é, você mesmo!). O chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos como tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que te força a sair do banho e, consequentemente, economizar água. Cerca de 20% de toda energia gasta no lar vem da água quente utilizada no banho seis vezes mais do que a iluminação doméstica, por exemplo.


5 – Universidade constroi “telhado verde”
Todas as luzes e os sons de uma “balada” gastam uma quantia considerável de eletricidade. Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar, produzem corrente elétrica. Essa energia é então usada para ajudar na carga elétrica necessária à casa. Andrew Charalambous, o visionário dono do bar, diz que a eletricidade produzida pela pista modificada representa 60% da necessidade energética do lugar.


6 – Designer cria pia que utiliza água desperdiçada para regar planta
Quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d’água, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes.



7 – Designer cria chuveiro que o obriga a sair quando já desperdiçou muita água
O Design Verde é uma tendência da arquitetura moderna, e não estamos falando apenas da cor, mas sim de locais como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva.



8 – Designer cria interruptor que muda de cor para ensinar crianças a economizar energia
Eis uma invenção que dará uma mão na economia de energia. Carregue seu iPhone com um aperto de mão! O conceito foi chamado de [WINDOWS-1252?]“You can work it out” – uma brincadeira entre encontrar uma solução.
Grampos de grampeador são tão poluentes que uma empresa decidiu criar um novo modelo do produto, sem grampos! Em vez dos grampos a que todos estamos acostumados, ele “recorta pequenas tiras de papel e as usa para costurar até cinco folhas de papel juntas”. Se você se empolgou com a ideia, pode encomendar esses grampeadores personalizados para que sua empresa se vanglorie de contribuir para um mundo livre grampeadores com grampos.


9 – Empresa cria grampeador sem grampos para evitar poluição
Feita de concreto polido, a Pia batizada de Jardim Zen possui um canal que aproveita a água utilizada na lavagem das mãos para molhar uma planta. Criado pelo jovem designer Jean-Michel Montreal Gauvreau, a pia vem em bacia dupla ou modelo simples. Se você está preocupado eu ensaboar toda a sua plantinha, relaxe. Uma peça no início do canal drena o liquido e só deixa água sem sabão escorrer até a planta.


10 – Designer cria carregador de iPhone alimentado por aperto de mão
Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de sutis luzes, há quanto tempo a lâmpada está acesa. Até uma hora, a expressão do fantasminha é feliz e a luz do interruptor permanece verde. Se a luz é deixada ligada por mais de quatro horas, ele se assusta e fica amarelo. Já se o morador da casa se atreve a deixar a luz acesa por mais de oito horas, o até então amigável fantasma se zanga e fica vermelho. Com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo, e de uma maneira divertida.


Fonte: Arayara

05/02/2011

Detectando a poluição

Uma invenção de dois estudantes da Universidade de Nova York transformou simples camisetas em indicadores de poluição. São dois modelos, um com a estampa de um coração e outro com o desenho de um pulmão, que ganham tonalidades azuis quando entram em contato com o ar poluído.
Por serem feitas de tecido termocrômico, ao receberem o calor dos fios, os desenhos mudam de cor e criam o efeito. Assim, fumaças de escapamento dos carros, de fábricas e até de cigarros são detectadas e “exibidas” através da camisa.